Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG, no ano de 1997, e estou professora no Telecentro-Inclusão Digital de Santa Vitória-MG.O Programa Inclusão Digital é também simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. Nossa profissão é muito complexa, somos "uma ferramenta para construir conhecimento" pois além de lidar com alguns saberes precisamos usar as tecnologias e ainda conviver com as complexidades sociais.Podemos distinguir um professor sob três dimensões:
-um especialista que domina um instrumental próprio de trabalho e sabe fazer uso dele;
-um pensador capaz de repensar criticamente sua prática;
-um cidadão que faz parte de uma sociedade e de uma comunidade.
Portanto é necessário que o professor tenha domínio do conteúdo de sua área; entenda os processos de aprendizagem dos alunos; saiba ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo; conheça e saiba usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; entenda as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
Para o professor Lucas Ciavatta "O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro."
Isto requer um professor prático, que lida no seu dia a dia com os fatos que surgem da nossa realidade. Daí a necessidade de sermos eternos aprendizes, pois nos defrontamos a cada momento com situações novas que requerem uma reconstrução da prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário